Projeto Parceiro Anjo motiva jovens a serem empreendedores

Foto 03

            Iniciaram neste mês as atividades da 11ª turma do Projeto Parceiro Anjo, no município de São Miguel do Oeste, no extremo oeste catarinense. A iniciativa busca desenvolver competências comportamentais para fortalecer nos jovens participantes a capacidade de transformar o mundo em que vivem, ampliar suas possibilidades de realizar seus sonhos, de se preparar para enfrentar riscos calculados e mudanças, além de aumentar a rede de contatos. O projeto utiliza a metodologia do Programa Crescendo e Empreendendo do Sebrae/SC e conta com apoio de investidores locais.

            De acordo com o educador social e coordenador da ação, Luis Alberto Schoingele, a proposta é desenvolver um cronograma de ações para os próximos seis meses com a intenção de proporcionar capacitação pessoal e profissional aos jovens. “No primeiro encontro contamos com a presença de alguns investidores que relataram sua trajetória empresarial. Foi um momento abençoado para todos e muitos se emocionaram com as histórias de superação e resiliência. Nesta semana reunimos os participantes das duas últimas turmas com o propósito de criar a primeira Cooperativa Jovem de Santa Catarina”, antecipou.

            A sócia-proprietária e gestora da unidade OdontoTop Hospital do Dente de São Miguel do Oeste, Juliana Fatima Wartha, relata que foram vários os motivos que levaram a empresa a apoiar o Projeto Parceiro Anjo. Entre eles estão: trajetória de vida dos empreendedores, a importância de oferecer suporte para quem deseja desenvolver seus potenciais e o compromisso social que a marca firmou com a sociedade.

            “Assumimos responsabilidades desde muito cedo. Somos filhos de agricultores e a vida no campo não é muito fácil. Não tínhamos muitos recursos e eram escassos os incentivos para darmos passos certeiros na vida. Nosso crescimento e desenvolvimento foi por intermédio da participação em grupos de jovens que acreditavam em um amanhã melhor. Por isso, quando conhecemos a proposta do projeto abraçamos a ideia imediatamente porque sabemos que impactará muitos jovens e muitas famílias”, explica a empreendedora.

            Segundo Juliana, relatar sua trajetória aos jovens do projeto foi uma experiência emocionante. “Quando tudo parecia estar definido em minha vida profissional, bem encaminhado, em poucos instantes caiu por terra e perdi tudo. Ergui a cabeça e recomecei em outro seguimento, que é a odontologia, e continuo enfrentando desafios. A vida do empreendedor apenas parece tranquila, mas o sucesso é conquistado diariamente, com muito esforço e muita dedicação, além do engajamento e do trabalho em equipe”, reforça.

            O sócio-gerente da Bolfe Empreendimentos e Participações Ltda., Victorio Antonio Bolfe, relatou que sempre se questionou porque as escolas não disponibilizavam disciplinas voltadas a área do empreendedorismo desde os primeiros anos escolares com a intenção de despertar esse interesse. “Quanto conheci o Projeto Parceiro Anjo, que busca justamente instigar os comportamentos empreendedores nos jovens, decidi participar com tempo e recursos para fortalecer essa ideia”, comentou.

            Bolfe ressaltou a importância de investir na educação empreendedora e de motivar os jovens a tirar do papel suas ideias de negócios. “O empreendedorismo melhora as condições de vida das pessoas. Para o País progredir, gerar renda e mais empregos é necessário mais empreendedores que vão planejar e desenvolver empreendimentos para melhorar a produção, a produtividade e os ganhos de todos”, expôs.

            Ao relatar sua trajetória empresarial aos jovens do projeto, Bolfe percebeu as demonstrações de interesse. “Eles acompanharam com atenção todos os depoimentos. Fiquei muito feliz em transmitir minhas experiências e meus ensinamentos que adquiri ao longo de minha trajetória. Também enalteci que o conhecimento aliado ao trabalho comprometido e ao foco são princípios fundamentais para progredir e alcançar os objetivos propostos”, destacou.

            Para o gestor das lojas Swell Óptica e Joalheria e Joalheria e Ótica Sofia, Juares Dos Santos Junior, a motivação em contribuir com a iniciativa veio da vontade de auxiliar no desenvolvimento desses jovens, de oportunizar condições para ingressarem no mercado de trabalho de maneira adequada e para que em um futuro próximo tenham melhores condições de vida e desenvolvam suas comunidades.

            “Fiquei muito feliz em relatar minha história, o que proporciona relembrar minhas decisões e os desafios superados. A principal mensagem que transmiti foi que se eu consegui, eles também conseguem”, destacou. O empresário incentivou os jovens a empreenderem ou a intraempreenderem nas empresas em que atuarem, principalmente porque tem exemplos de funcionários que agem com essas características. “Os jovens precisam lutar por seus objetivos, não desistir e sempre fazer o que é certo”, reforçou.

            Segundo Juares, investir na educação empreendedora desses jovens representa contribuir com a transformação de vidas e de comunidades. “Se queremos um lugar melhor para viver temos que incentivar os jovens a se capacitarem e a serem bons profissionais. Para isso, precisam de orientações e bons exemplos” comentou. O empresário parabenizou o Projeto Parceiro Anjo pelo excelente trabalho desenvolvido e os jovens a se oportunizarem esse desenvolvimento. “Muitos preferem ficar no conforto de seus lares, mas quando nos acostumamos com coisas fáceis vemos que a vida se torna muito difícil” refletiu.

            11ª TURMA

            O Projeto Parceiro Anjo em São Miguel do Oeste conta com apoio: D’Luka, Bolfe Engenharia, Agostini Peças e Caminhões, Piccol Uniformes Personalizados, OdontoTop Hospital do Dente, Mercado MF, Swell Óptica e Joalheria, Contabilizar Mais SC, Mecânica Benitez, Divino Restobar, TV GC, Mônaco, CVC Viagens e Turismo, Catarina Hotel, Acismo, Grupo Conak, Maulle Gás, Agostini Industrial,Moto Peças Papa-Léguas, Pólo Comunicação, Renovecor Tintas, Zanotelli Transporte e Logística, Núcleo de Auto Mecânicas da Acismo, Imobiliária Fácil, KNN Idiomas, Folha do Oeste, Babyen, Lojas Magrão, Gula Padria & Café, Ótica Precisão, Dra. Vanessa Grolli Klein, Nova Flora Viveiro e Floricultura, Bonno Atacado e Varejo, Sicredi, Sicoob e Pet Shop Bicho Estimado.

            A iniciativa é uma das práticas deferidas pela Equipe da 14ª edição do Prêmio Innovare 2017, na categoria Justiça e Cidadania. As empresas interessadas em colaborar com o projeto podem entrar em contato pelo telefone (49) 9 8892-8484.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.

 

Foto 02
Foto 04

Foto 02 – Encontro Descobrindo Atitudes Empreendedoras (Foto: divulgação).

Foto 03 – Encontro sobre como o empreendedorismo se manifesta na vida, no trabalho e nos negócios (Foto: divulgação).

Foto 04 – Encontro sobre pensando no futuro, que ensina o jovem a utilizar a rede de contato a favor da realização de um sonho contando também com um plano de ação (Foto: divulgação).